Pessoal, quando estive em São João do Cariri (PB) aproveitei pra visitar o Museu Histórico de lá. É uma iniciativa de um professor da UFPB, que acabou recolhendo objetos antigos (inclusive verdadeiras relíquias) dos moradores para compor o acervo.
O texto abaixo eu consegui lá. Ele dá uma boa idéia de como se fala na região e de como somos influenciados com alguns termos de lá que, mesmo sem saber, repetimos. Infelizmente, o autor é desconhecido.
UM VERDADEIRO DIALETO
Só quem é nordestino (e matuto) entende
Se é miúdo é pixototinho
Se é pequeno é cotôco
Se é alto é galalau
Se é franzino é xôxo
Tudo o que é bom é massa
Tudo o que é ruim é peba
Rir dos outros é mangar
O bobo se chama leso
E o medroso se chama frouxo
Tá torto é troncho
Se vai sair diz vou chegando
Dar a volta é arrodeio
Se é longe é o fim do mundo
Dinheiro é mufunfa
Cabra sem dinheiro é liso
Pernilongo é muriçoca
Chicote se chama peia
Quem entra sem licença emburaca
Sinal de espanto é vote
Se tá folgado tá folote
Quem tem sorte é cagado
Quem dá furo é fuleiro
Sujeira no olho é remela
Gente insistente é pegajosa
Agonia é aperreio
Meleca se chama catôta
Gases se chama bufa
Catinga de suor é inhaca
Mancha de pancada é roncha
Palhaçada é mungaga
Desarrumado e malamanhado
Pessoa triste é borocoxô
“É mesmo” é “e apôis”
Pois sim é não concordo
Pois não é estou às ordens
Correr arás de alguém é dar carreira
Passear é bater perna
Fofoca é resenha
Estouro se chama pipoco
Confusão é rolo
Travessura é presepada
Gente complicada é nó cego
Paquerar é se inxerir
Distraído é aluado
Visse?! Num é fácil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu!